quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

Não vos arrependais!

NÃO VOS ARREPENDAIS!
Diz a sabedoria popular brasileira: “Na vida a pessoa deve arrepender-se apenas do que não fez”.
Qual! Sempre que ouço esse clichê, lembro-me de Hitler, Mussolini, Stálin, Franco, Pol Pot, Idi Amin Dadá, Stroessner, Pinochet, Pai e Filho Doc e outros facínoras que, com toda a certeza, morreram sem arrependimento por seus crimes, convictos de que tinham feito a coisa certa.
Aparentemente, para os defensores desse estilo de vida sem reflexão ou arrependimentos, não importa se aquilo que se fez ou se deixou de fazer é/foi bom ou mau, se beneficiou ou prejudicou outras pessoas. "Deu vontade? Faça-o!"
Já para mim, ninguém pode fazer tudo o que quer; não reconhecer os erros cometidos é uma boçalidade, e a ideia ou filosofia de que ninguém deve arrepender-se do que fez errado é uma boçalidade ainda maior.
O reconhecimento dos próprios erros é, a meu ver, um passo importante para o crescimento moral do indivíduo. Errar é humano – todos sabemos disso, porém o egotismo sob o qual vivemos insiste, a todo momento, que nos julguemos sempre certos, mesmo quando estamos redondamente errados.
Mas talvez seja esse o segredo de tanta gente que vive feliz da vida, desencanada de tudo, cantando e andando para o que faz ou deixa de fazer – errado ou não, pois… quem está julgando? (O ego deles é que não está.)
Estaria eu, então, generalizando minha própria experiência, minhas próprias concepções da vida?
É que me lembro de todas as coisas erradas que fiz e disse – e arrependo-me de cada uma delas…

Nenhum comentário:

Postar um comentário