sexta-feira, 24 de março de 2023

De medicina sinica

 

(Foto: Wikipédia.)


Matéria na Folha de S. Paulo de hoje, a respeito de pesquisa sobre o DNA do jumento ou asno (Equus africanos asinus), também conhecido como burro, jegue ou jerico, diz também que crescem a criação e o abate de jumentos, de forma legal ou não, para fornecimento de couro, que é usado para fazer uma gelatina usada na medicina tradicional chinesa.
Hummmm…
Um dos motivos para a caça aos rinocerontes, causa da extinção de algumas de suas espécies e ameaça constante às sobreviventes, é a procura por seus chifres, usados na medicina tradicional chinesa.
A saiga (Saiga tatarica), uma espécie de antílope da Ásia Central, teve sua população muito reduzida nas últimas décadas devido à procura por seus chifres, usados na… Adivinharam: medicina tradicional chinesa!
Já que tanto se critica a medicina ocidental por sua suposta falta de humanidade; já que tanto se atacam os testes feitos com animais; já que tanta gente vive dizendo que é hora de falar disso, falar daquilo, falar daquilo outro… creio que devemos começar a falar também dos impactos ecológicos da medicina tradicional chinesa…
Ou será que a liberdade de expressão e o direito à crítica, tão louvados no mundo ocidental, servem apenas para atacar a nós mesmos, como se fôssemos a causa dos males do mundo, enquanto toda e qualquer prática “não ocidental” é tida como imune a críticas?

https://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2023/03/finalmente-a-arvore-genealogica-do-jumento.shtml

Leia e curta também no WordPress.

Nenhum comentário:

Postar um comentário