quarta-feira, 7 de maio de 2014

Língua portuguesa: 8 séculos e cada vez mais jovem!


O Observatório da Língua Portuguesa publicou notícia sobre o lançamento, pelos Correios de Cabo Verde, de um selo comemorativo dos 800 Anos da Língua Portuguesa. O selo foi lançado com a presença de autoridades e artistas de todos os países que compõem a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
A efeméride é alusiva a um documento redigido em 5 de maio de 1214, época do rei português Afonso II; tal documento é considerado o mais antigo escrito naquela que, mais tarde, iria chamar-se língua portuguesa.
Intrigante...
Nos meus tempos de estudante ainda no colegial/ensino médio –, considerava-se o mais antigo documento em língua portuguesa a famosa Cantiga da Ribeirinha, de Paio Soares de Taveirós, de fins do século XII (entre 1189 e 1198): "No mundo non me sei parelha...". Parece que as coisas mudaram.
O curioso é que a data do fenômeno avançou; quando se estuda um fato, um artefato, uma invenção ou criação etc., geralmente se procura (e sempre se encontra!) uma data mais antiga, para dar mais "velheira" à coisa. Curioso, não? Logo, logo os historiadores vão encontrar outra data de surgimento de nossa língua, talvez a data de publicação d'Os Lusíadas de Luís Vaz de Camões, por exemplo.
No mundo lusófono as coisas parecem andar na contramão!
E ao contrário do que pensam alguns, nossa língua não está em decadência, e muito menos moribunda. Nada disso. Assim como Benjamin Burton, com o passar do tempo ela fica cada vez mais jovem...

Adendo:

Cantiga da Ribeirinha ou da Guarvaia
Paio Soares de Taveirós (circa 1189-1198)

No mundo nom me sei parelha
mentre me for como me vai,
ca já moiro por vós e ai,
mia senhor branca e vermelha!
queredes que vos retraia
quando vos eu vi em saia?
Mao dia me levantei
que vos entom nom vi fea!

E, mia senhor, des aquelha
me foi a mi mui mal di', ai!
E vós, filha de dom Paai
Moniz, e bem vos semelha
d'haver eu por vós garvaia:
pois eu, mia senhor, d'alfaia
nunca de vós houve nem hei
valia d'ũa correa.

Este texto foi produzido e postado por meio de softwares livres: sistema operacional Ubuntu 12.04; processador de texto LibreOffice 4.2.3.3; navegador de Internet Chromium.

Conheça, prestigie, divulgue o software livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário