quarta-feira, 21 de maio de 2014

Futebol e elitismo


Não sou, nunca fui contra o C. R. Vasco da Gama ou qualquer outro clube de futebol. Mas acho um absurdo um jornalista esportivo lamentar a situação do Vasco da Gama por estar na Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro de Futebol. Tal comentário foi dito hoje em rede nacional de rádio, por ocasião do empate ocorrido ontem entre Vasco da Gama e Sampaio Correia.
Sabemos que o Vasco já foi a base de selecionados nacionais; conquistou muitos títulos, nacional e internacionalmente; revelou craques da bola... O futebol brasileiro deve muito ao Vasco. Mas se está na Segunda Divisão é porque não jogou futebol suficiente para continuar na Primeira.
Por que o Sampaio Correia, o CRB, o Madureira, o XV de Jaú, o Cascavel, o Paysandu, o Fast podem disputar as divisões inferiores e o Vasco, o Corinthians, o Atlético de MG, o Internacional do RS não podem?
O pior de tudo é ouvir, todos os anos, que os campeonatos estaduais estão ótimos, excelentes, de acordo com a melhor tradição de nosso futebol... mas apenas quando os clubes "grandes" ocupam as primeiras colocações das tabelas. Basta que o Tupi de Caldas, o São Raimundo de Santarém ou o Passo Fundo estejam acima de um "grande", para que se lamente que o torneio esteja com "baixo nível".
Isso é discriminação e desrespeito.
O futebol continua a ser um dos domínios culturais mais atrasados do Brasil: elitista (apesar de não parecer), machista, violento, além de grande ralo por onde escoam recursos que deveriam ser aplicados em outras áreas.
Convenço-me, cada vez mais, de que o Brasil caminha a passo firme para entrar no Primeiro Mundo... com as 4 patas!

Este texto foi produzido e postado por meio de softwares livres: sistema operacional Ubuntu 12.04; processador de texto LibreOffice 4.2.3.3; navegador de Internet Chromium.
Conheça, prestigie, divulgue o software livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário