segunda-feira, 9 de agosto de 2021

Sufixo -ISMO: formador de nomes de doenças?

O sufixo -ISMO não indica doença; quem afirma isso não sabe do que está falando.
Se você não gosta de uma palavra terminada em -ISMO, você tem toda a liberdade de não a usar, é seu direito; sempre há uma alternativa a ela, um sinônimo. (Eu mesmo não gosto de uma ou outra, que não uso.)
Mas não diga que é por causa do sufixo, pois isso não tem fundamento. Dizer que -ISMO é, precipuamente, um sufixo formador de nomes de doenças é mais um exemplo de terraplanismo linguístico.
Aliás, as palavras com -ISMO que indicam doenças, males, condições genéticas etc. são poucas: bruxismo, astigmatismo, quimerismo, albinismo, raquitismo, reumatismo, por exemplo. Um médico poderá acrescentar mais uma ou outra, inclusive nomes de procedimentos médicos, como cateterismo. Mas, em sua esmagadora maioria, as palavras formadas com -ISMO não são nomes de doenças: são geralmente nomes de religiões, escolas de pensamento, sistemas filosóficos, ideias políticas, posicionamentos ideológicos, comportamentos restritos a um determinado grupo de pessoas...
Seja como for, em se tratando da linguagem, tudo é possível: há quem ache que cristianismo, capitalismo, comunismo, catecismo, budismo, islamismo, feminismo, progressismo, nudismo, anglicismo, germanismo, chinismo, caipirismo, cervejismo, churrasquismo, atletismo, corintianismo e outros ismos também são doenças... 😱

ADENDO: Fiz um teste com um dicionário de rimas on-line (usei o https://www.rhymit.com/pt/), um recurso muito útil. Digitei "catolicismo" e o programa forneceu uma lista enorme de substantivos agrupados pelo número de sílabas.
Mesmo considerando termos como "autismo", "tabagismo", "vaginismo" etc., o percentual de termos da medicina é baixo.

Confira: https://www.rhymit.com/pt/palavras-que-rimam-com-Catolicismo

Leia e curta também no WordPress.

Nenhum comentário:

Postar um comentário