segunda-feira, 29 de junho de 2020

Não falareis em português!

Pois é... Criticaram quem, falando inglês macarrônico, convidou gringos a visitar o Brasil; alguns disseram que ele deveria falar em português mesmo, com legenda.

Concordo. Também acho. Eu faria o mesmo.

Mas por que a pessoa se arriscou a tamanho vexame? Por que não falou em português? O pronunciamento tornou-se viral...

Há quem defenda que brasileiro deve falar em inglês ou outra língua de prestígio (o que significa que o português prestígio não tem...). A Folha de S. Paulo pensa isso.

Em 2001, quando Fernando Henrique Cardoso esteve na Coreia do Sul, falou em inglês, enquanto os nacionais de lá falavam em coreano, com tradução simultânea para o português.

A "enviada especial" (quem? 🤔) da FSP à Coreia disse o seguinte sobre os coreanos que insistiam em ser coreanófonos:

"APESAR DE uma estratégia agressiva no mercado internacional e de apresentar um ALTO NÍVEL DE EDUCAÇÃO, os coreanos não abrem mão de sua língua." (grifos meus)

O "apesar de" da FSP diz tudo: se você tem alto nível de educação, evite sua língua. Fale inglês, chinês, alemão, francês, espanhol ou outra língua importante, mas não o português.

Como diz um faustônico histrião da TV, o português não é língua, é código secreto.

Já se você não teve a oportunidade de atingir alto nível educacional...

Eu, por exemplo, sou provinciano mesmo -- um tanto por destino, outro tanto por defeito e opção, pois já chutei o pau da barraca faz tempo -- e falo em português e esperanto, línguas "sem prestigio".

Mas não tenho vergonha nenhuma disso: ambas me bastam... 😉💚

Já a Folha... essa não falha!




Nenhum comentário:

Postar um comentário