quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Um episódio da II Guerra Mundial, por Yevgeny Yevtushenko

“Para ser poeta, não é suficiente saber escrever poemas. É necessário ter capacidade para defendê-los.”
Yevgeny Yevtushenko, Autobiografia precoce

Lendo a obra “Autobiografia Precoce” (1963) do escritor, ator e diretor russo Yevgeny Yevtushenko (ou Eugênio Evtuchenko, como ficou conhecido no Brasil), topei com a passagem que reproduzo abaixo, a qual consta no capítulo 4. Trata-se de descrição da reação da população moscovita quando da passagem, pela capital russa, de cerca de 25.000 prisioneiros de guerra alemães. Yevtushenko tinha, à época, 11 anos.
É curiosa e espantosa, ainda que não fosse inesperada, a reação da população, que se dá conta de um aspecto que não contava encontrar em seus inimigos de guerra: humanidade. Nos tempos atuais, mais do que nunca, fatos como esses nos levam a refletir sobre o autoritarismo e o nacionalismo, que só tem servido para separar os seres humanos, levando-os à mais bizarra das criações humanas: a guerra.
“Em 1944 minha mãe e eu voltamos a Moscou. Aí, pela primeira vez em minha vida, tive ocasião de ver os inimigos. Se não me engano eram 25.000 alemães que deviam atravessar, em uma só coluna, as ruas da capital.
Todas as calçadas estavam apinhadas de gente cercada pelos soldados e pela milícia. A multidão era constituída, na sua maioria, de mulheres.
Mulheres russas, de mãos deformadas pela dureza do trabalho, com lábios sem batom, ombros magros sobre os quais repousava o peso essencial da guerra. A cada uma delas, provavelmente, os alemães haviam levado um pai, um marido, um irmão ou um filho.
Elas olhavam com ódio na direção de onde se esperava a coluna de prisioneiros.
Depois, esta apareceu.
Na frente, marchavam os generais, trazendo levantados os maxilares maciços, e os ângulos dos lábios contraídos, desdenhosos. Assim, queriam reafirmar a sua superioridade aristocrática sobre a plebe que os havia vencido.
As mãos obreiras das mulheres russas se fechavam coléricas quando eles passavam.
- Fedem a água de colônia, esses sujos! gritou alguém na multidão.
Os soldados e os milicianos tiveram que se apoiar em toda a força de seus corpos para impedir que as mulheres rompessem a barragem.
No entanto, de repente, algo se passou com a multidão.
Chegavam os soldados alemães, magros, sujos, barbados, as cabeças envoltas em ataduras ensanguentadas, apoiados em muletas ou nos ombros de seus camaradas. Passavam cabisbaixos.
Um silêncio de morte se instalou na rua. Não se ouvia nada a não ser o lento arrastar dos seus sapatos e de suas muletas.
Vi uma matrona usando grandes botas russas colocar a mão no ombro de um miliciano.
- Deixe-me passar.
Havia algo na voz daquela mulher. Diante do tom imperativo o miliciano abriu-lhe o caminho. Ela aproximou-se da coluna e tirou de seu blusão um pedaço de pão preto cuidadosamente envolto num lenço. Deu-o a um prisioneiro exausto, que se sustinha com dificuldade.
De repente, outras mulheres seguiram seu exemplo e começaram a jogar pão e cigarros aos soldados alemães vencidos.
Não eram mais os inimigos.
Eram, agora, homens.”
Evtuchenko, Eugênio. Autobiografia precoce. Tradução de Yedda Boechat Medeiros. 3ª edição. Rio de Janeiro: José Álvaro Editor, 1967, pág. 37-39.



Este texto foi produzido e postado por meio de softwares livres: sistema operacional Linux Mint 13 Maya LTS; processador de texto LibreOffice 3.5.3.2; navegador de Internet Mozilla Firefox 13.0.1.

Conheça, prestigie, divulgue o software livre.

2 comentários:

  1. Denérida Brás Martins Tsutsui16 de janeiro de 2013 às 13:58

    Júlio, tocante esse seu recorte e reflexão. Quantas vezes nós assumimos e adotamos algo como verdade sem ter a devida noção do que de fato isso abarca? O trecho citado e a sua exposição levaram-me a pensar o quanto o espaço da cultura é antagônico: marcado constantemente por disputas e tensões ideológicas. Sendo a identidade determinada por um movimento de rearranjo constante. A cena foi tão chocante (“humana”) que a imagem construída do inimigo não se prevaleceu e implicou um efeito e transformação naqueles sujeitos: vencidos e a multidão. Realmente devemos nos deter sobre o autoritarismo e o nacionalismo...grandes flagelos!! Veja a postura ainda superior dos generais. E o fato da multidão ser composta, na sua maioria, por mulheres? Também não foi um determinante para aquela situação? Se bem que hoje em dia vemos de tudo neste mundão!!!

    ResponderExcluir
  2. Prezada Denérida
    Obrigado por seu comentário!
    Você esmiuçou e resumiu bem a situação; de fato, a descrição de Yevtushenko mostra um quadro chocante, e a presença quase que apenas de mulheres (pois os homens estavam, em sua maioria, nos campos de batalha) pode, sim, ter sido decisiva para o desfecho, com o reencontro da humanidade "esquecida".
    O ser humano é muito complexo, e não podemos apelar para o simples maniqueísmo.
    Até mais!

    ResponderExcluir