MATA-BICHO
Quem disse que em português não há verbo específico para designar o ato de "tomar o café da manhã"?
A locução "café da manhã", a mais comum no Brasil, tem os sinônimos "desjejum", "pequeno almoço" e "mata-bicho".
"Desjejum", como o próprio nome diz, é a quebra do jejum; "pequeno almoço" tem esse nome porque "almoço", no passado, era o café da manhã; a palavra passou a designar a refeição do meio-da, e o almoço matinal tornou-se o pequeno almoço.
Já "mata-bicho" tem esse nome por causa da crença antiga de que os "roncos" do estômago seriam causados por um bicho que o habita (alusão à solitária e outros vermes, talvez), o qual se aplaca com a ingestão de comida. Não por coincidência as lombrigas são conhecidas popularmente como bichas.
"Mata-bicho", em algumas regiões do Brasil, é a quebra do jejum por meio de ingestão de bebida alcoólica ou alimento; já em Moçambique o termo é de uso amplo, e os moçambicanos usam amplamente também o verbo MATABICHAR = "tomar o café da manhã".
Eis aí! Temos o verbo!
Cabe dizer ainda que existe uma quarta refeição, a ceia, feita após o jantar e antes de dormir; o verbo correspondente é "cear".
Assim, em português não devemos nada a ninguém e podemos CEAR, JANTAR, ALMOÇAR e MATABICHAR, não necessariamente nesta ordem, além de MERENDAR entre uma refeição e outra...
Aliás, há quem diga que o mata-bicho é a principal refeição do dia.
E vocês? Já matabicharam hoje? Eu matabichei com café preto ☕ e pão com manteiga 🍞. 😋
Leia e curta também no WordPress.
23/10/2025